COMO SUAS EMOÇÕES PODEM TE AJUDAR OU ATRAPALHAR A APRENDER INGLÊS?

 USE SUAS EMOÇÕES A SEU FAVOR NA HORA DE APRENDER INGLÊS


Boa tarde, queridos amigos estudantes! Tudo bem com vocês?

Na nossa troca de ideias de hoje, quero falar um pouco sobre um tema que acho muito interessante e que acredito estar totalmente relacionado ao sucesso no aprendizado de idiomas: nossas emoções.

Galera, ao iniciarmos nossa jornada de aprendizado de inglês, normalmente, somos tomados por algumas emoções comuns que vão desde a excitação inicial em aprender algo que, para muitos, é uma necessidade, até a frustração de não evoluir da forma ou no tempo que esperamos.

Pessoal, em relação a sentir as emoções, não temos muito o que fazer. Como bom seres humanos que somos não estamos blindados quanto a isso.

Porém, pensando sobre esse assunto dias atrás, surgiu-me a seguinte questão: e se fôssemos capazes de utilizarmos nossas emoções a nosso favor para aprender inglês?

Como assim, Lucas?

Quando decidimos começar a estudar inglês de verdade, em 99% dos casos trata-se de uma questão profissional ou a busca pela realização de um sonho pessoal, certo?

Seja qual for o caso, somos tomados por uma grande emoção positiva. Aquilo que muitos classificam como motivação.

Queridos, exatamente nessa hora podemos aproveitar o ápice da motivação para buscarmos as melhores estratégias e métodos de aprendizado de inglês. 

Penso que esse é o momento ideal para investirmos nosso tempo em busca de um curso, professor ou aula que "tenha a nossa cara". 

Felizmente, a internet está repleta de avaliações honestas sobre as possibilidades existentes para estudar inglês. Basta saber filtrar!

Passada essa etapa, e após iniciar os estudos, a curva emocional da motivação com certeza irá cair, em alguns casos, de forma drástica. Dessa forma, você poderá se sentir frustrado e até pensar em desistir.

Caso isso já esteja acontecendo contigo, amigo estudante, aprenda a gerenciar essas emoções.

É hora de trazer "carga positiva" para os nossos estudos. Uma  ótima estratégia para isso é adicionar conteúdo que nos traga boas emoções. 

Por exemplo: reserve de 2 a 4 horas na semana para consumir seus filmes, séries, músicas ou vídeos favoritos em inglês mesmo que inicialmente utilize legendas em português. 

Essa simples atitude certamente lhe devolverá um pouco da motivação inicial. Além disso, estudar com um material que nos causa emoções positivas também faz com que as informações sejam guardadas de forma mais eficiente. 

Há diversos estudos sobre cognição que comprovam essa tese (falarei mais sobre isso num futuro próximo).

Amigos, se mesmo assim a jornada ainda estiver difícil, trabalhe com os seus objetivos e sonhos e procure projetar as emoções que surgirão com essas conquistas.

Para aqueles que querem aprender inglês para realizar uma viagem internacional, conhecer lugares e pessoas incríveis sem depender de um intérprete ou até mesmo apenas ler um livro em inglês.

Imagine-se vivendo esses momentos e sinta as emoções de cada instante.

Já os que precisam do inglês para conseguirem melhores oportunidades no mercado de trabalho, pare alguns segundos e projete-se conversando em inglês numa entrevista, negociando com um cliente internacional complicado e que pode render milhões para sua empresa ou dominando um diálogo complexo sobre investimento. 

Nada mal, não é verdade?

Pessoal, o que espero ter deixado bem claro com essa conversa é que: não há como fugir das emoções/sentimentos durante a caminhada  rumo à fluência do inglês. Sendo assim, caberá a cada um  de nós escolher se ficaremos estagnados e desistiremos dos nosso objetivos ou se utilizaremos as emoções certas a nosso favor.

Por hoje é tudo, amigos! Espero que tenham gostado do texto.

Ah... Só mais uma coisa, se chegaram até o final do artigo, peço encarecidamente que deixem seus comentários sobre o assunto, mesmo que discordem de algum ponto abordado.

A opinião de vocês é mais do que fundamental para que eu saiba se os assuntos que estou abordando são relevantes e estão contribuindo positivamente para o aprendizado de vocês.


See you at the top guys! 












Sem comentários:

Enviar um comentário