EXISTE MOMENTO CERTO PARA COMEÇAR A FALAR EM INGLÊS?

 QUAL O MOMENTO CERTO PARA INICIAR A CONVERSAÇÃO EM INGLÊS?


Boa tarde, queridos estudantes! Como está a jornada de aprendizado? 

Hoje, é dia de conversarmos acerca de outro assunto importantíssimo e que pode trazer muita dúvida na hora de escolher um método ou curso para iniciarmos ou avançarmos nos estudos de inglês.

É necessário começar a falar inglês desde o início, ou  a melhor estratégia é aguardar até adquirirmos uma boa base de vocabulário e compreensão?

Ah, meus amigos e amigas aprendizes! Como seria bom se aprender inglês fosse como uma receita de bolo! 

Adicione 4 colheres de açúcar, 300 g de farinha de trigo, 5 ovos, etc... (Um parênteses para dizer que ao tentar lembrar quais os ingredientes compões uma receita de bolo, dei-me conta de que não sei fazer bolo, rs. Triste constatação).

Mas vamos ao que interessa, infelizmente, aprender inglês, vou insistir nesse ponto, é uma sucessão de tentativas e aprimoramentos. 

É uma busca constante daquilo que melhor se adequa a cada necessidade e perfil. Portanto, uma abordagem simplista sobre qualquer assunto que envolva o aprendizado de Inglês costuma estar equivocada.

Vejamos duas linhas pensamento distintas sobre essa questão:

Quem recomenda que o aluno aguarde um tempo antes de começar a desenvolver a conversação:

Bom, os linguistas e professores que defendem essa abordagem, acreditam que ao iniciarmos os estudos de inglês ou qualquer outro idioma devemos priorizar a parte de escuta (compreensão) e leitura. 

Para defenderem esse ponto de vista, usam o argumento de que caso o aluno tente se comunicar nesse estágio do aprendizado, em função de não ter vocabulário suficiente para manter um diálogo e não compreender muito bem as palavras, provavelmente cometerá muitos equívocos e, portanto, pode ser que fique frustrado e desestimulado a prosseguir.

Para esses especialistas é recomendável aguardar cerca de 2 a 6 meses de exposição constante ao idioma ( escuta, leitura e escrita) antes de investir na conversação. Adicionalmente, eles acreditam que após esse tempo de exposição, a fala do novo idioma começará a fluir automaticamente.

"Deixe um balde vazio em baixo de uma goteira e, com o passar do tempo, o balde encherá até começar a transbordar."

Quem recomenda que o aluno comece a falar o novo idioma o quanto antes:

Essa abordagem totalmente oposta indica que o melhor caminho para obter resultados mais rápidos no aprendizado do idioma é "colocar a mão na massa" logo cedo.

Esse pensamento, de forma reduzida, é o seguinte:

Embora a parte teórica seja necessária, o aprendizado de Inglês está totalmente relacionado com a prática. 

Somente a prática, sobretudo da conversação, o mais cedo possível, será capaz de proporcionar à fluência no Inglês.

Um argumento interessante para quem defende esse ponto de vista é :

-Se reunirmos um grupo para estudar inglês, todos partindo do zero, com idades e aspectos sociais semelhantes. 

Aqueles alunos que são mais "desinibidos" E que não se preocupam tanto em relação ao julgamento alheio, principalmente, em relação aos erros cometidos, em quase 99% dos casos, terão um desempenho superior aos demais. 

O conselho é claro: quer agilizar sua evolução no aprendizado do Inglês: deixe a timidez de lado e comece a falar o quanto antes.

Mas e aí Lucas? Quem tem razão?

Depende!

(Ah como é bom utilizar-se da resposta mais "isentona" do mundo sem ficar com peso na consciência, rs.)

Nesse caso, meu amigo(a) realmente depende. Mas depende do quê, Lucas?

Você se considera tímido, introvertido ou perfeccionista?

Se a resposta for positiva, siga a recomendação de aguardar um tempo antes de começar a falar o novo idioma.

 Consolide bem seu vocabulário e compreensão, "afie seu machado" e inicie gradativamente a fala. 

Treine consigo mesmo, foque na pronúncia. Quando estiver mais confiante, tente se comunicar com algum familiar ou amigo, alguém com quem você tenha mais intimidade. 

Importante: siga a recomendação dos especialistas ( inicie essa etapa após 2 a 6 meses) de estudos. Não adie mais do que isso.

Não sou tímido, o julgamento alheio tem pouca influência sobre minhas ações e considero que errar faz parte do processo de aprendizado.

Se você se enquadra nessa descrição, comece já! Escolha um curso ou método que apresente a conversação desde o início. Atente-se as dicas do professor e aproveite cada momento de interação!

Interaja bastante com seus colegas de turma, faça desse momento um misto de diversão e aprendizado. Isso lhe trará benefícios incríveis.

Ok, Lucas. Boas dicas! Mas não vai ficar "em cima do muro" dessa vez, né? Qual sua opinião?

Claro que não pessoal, eis aqui minha opinião:

Já tentei as duas abordagens e, para mim, de acordo com meu perfil, a abordagem da conversação desde o início se mostrou mais interessante. Principalmente, se você optar pelo curso presencial.

Os momentos de conversação, intercalados com brincadeiras, competições e dinâmicas em grupo me ajudaram demais. 

Galera, espero que esse post possa contribuir para sua tomada de decisão. Identifique seu perfil e comece, apenas comece! 

Se for necessário, faça os ajustes no caminho e o mais importante: NUNCA DESISTA!


See you at the top guys!














Sem comentários:

Enviar um comentário