COMO O PERFECCIONISMO PODE TE ATRALHAR A APRENDER INGLÊS!

 O ERRO FAZ PARTE DA JORNADA DE APRENDIZAGEM DO INGLÊS



Bom dia, queridos estudantes da língua inglesa. Tudo bem com vocês?

Hoje escolhi mais um daqueles assuntos bem legais, mas que dependendo do ponto de vista, pode ser bem polêmico.

Ao longo desse texto quero mostrar para vocês o meu ponto de vista sobre como o receio de cometer erros pode nos atrapalhar ao longo do nosso processo de aprendizagem de inglês.

Galera, antes de mais nada. Quero deixar claro que não vejo problema algum nas pessoas que buscam realizar suas atividades sempre com primazia. 

Pelo contrário, tenho admiração por esse tipo de ser humano. Contudo, é importante esclarecer que uma coisa é você estar sempre disposto a fazer o seu melhor, outra coisa é deixar de fazer aquilo que precisa ser feito por medo ou receio de errar.

Pessoal, toda vez que vocês se dispuserem a aprender algo novo e sairem de suas zonas de conforto, tenham certeza de algo: vocês vão errar! 

E tudo bem, as falhas farão parte do processo de aprendizagem. O mais importante, insisto, é continuar firme em busca do objetivo final. No nosso caso, a fluência do inglês ou algo próximo a isso.

E aqui, quero abrir um parênteses para um observação fundamental: ao começar sua caminhada nos estudos de inglês, você precisará ter consciência, exatamente, de qual será seu objetivo, as ferramentas que você irá utilizar e em quanto tempo pretende atingir sua meta.

Talvez você precise aprender inglês apenas para se comunicar para uma viagem específica de curta duração, sendo que pra isso, estima estudar durante 3 meses, 1 hora por dia, 4x na semana.

Em contra partida, pode ser que você trabalhe em uma multinacional e tenha que dominar o idioma, inclusive sabendo termos técnicos de sua área.

 E, nesse cenário, seria necessário mais empenho e horas de estudo através de uma metodologia específica. 

Bem, quis comentar um pouco sobre isso, pois, não ter um objetivo certo e uma estratégia bem definida (mesmo que sejam necessários ajustes no caminho) para estudar inglês, pode ser bastante frustrante e desanimador. O que para uma pessoa perfeccionista pode significar o fim definitivo de um sonho.

Feitas essas importantes considerações, voltemos a abordar a questão do erro. 

Amigos, é fato que nenhum ser-humano normal deve normalizar o erro. E que dependendo da atividade que estamos desempenhando, o erro pode custar muito caro. 

Porém, seria igualmente contra-producente ignorar o fato de que o erro é inerente ao ser humano. Certa vez escutei de um antigo chefe que nós só temos duas certezas na vida: a morte e o erro. 

Ao ouvir essa frase pela primeira vez achei-a um tanto quanto desnecessária, mas... Errado, pensando bem, errado ele não estava. rs

Pessoal, não estou pedindo para que vocês se escorem nos erros e se tornem estudantes preguiçosos e que não buscam a evolução. Longe disso! 

Se após alguns bons meses de estudos vocês verificarem que os mesmo equívocos continuam acontecendo e de forma recorrente, acendam um sinal de alerta. 

Muito provavelmente será necessário rever o método que você escolheu para aprender inglês e, como consequência, ajustá-lo para sua necessidade ou trocá-lo.

Contudo, se ao longo da sua jornada de estudos de inglês vocês notarem que os erros ainda acontecem, mas que estão se tornando cada vez mais escassos, relaxem e aproveitem a caminhada. 

Apenas tomem notas dos erros e identifiquem o que pode ser feito para evitar cometê-los novamente. 

Queridos estudantes, aprender um novo idioma precisa ser algo prazeroso uma espécie de passatempo.

 Martirizar-se pelo erros cometidos não nos ajudará em nada. E caso esse comportamento se torne um hábito, o abandono dos estudos será questão de tempo. 

DESISTIR, esse é o único erro que JAMAIS pode ser cometido.

Amigos, espero que esse nosso papo de hoje tenha feito sentido para vocês e possa ajudá-los de alguma forma.

Peço encarecidamente que deem aquela "moral" para o blog, deixando seus comentários na página.

Um forte abraço e sigam firmes nos estudos!


See you at the top guys!



Sem comentários:

Enviar um comentário