APRENDENDO INGLÊS COM MÚSICAS

 

APRENDRER INGLÊS COM MÚSICA REALMENTE FUNCIONA?


Boa tarde, meus queridos estudantes! Tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar de um tema muito interessante e que, quando se trata de aprender Inglês, é quase um consenso entre os estudantes: estudar inglês através de músicas é uma ótima maneira de otimizar o aprendizado.

Galera, se levarmos em consideração que aprender um novo idioma é uma tarefa bastante desafiadora e que nos demandará muito esforço e energia, é sempre interessantes procurar maneiras de tornar esse processo mais divertido e agradável. 

E uma das atividades mais agradáveis que eu conheço para praticar Inglês é ouvindo canções dos meus artistas favoritos.

Pensando na parte metodológica do aprendizado, a música irá permitir que você se acostume com o ritmo e entonação do inglês além de ajudar a memorizar palavras e expressões de forma mais fácil e bem mais natural.

Galera, vocês já perceberam como temos "facilidade" para decorarmos nossas músicas favoritas em nossa língua materna?

Bem, isso pode acontecer por dois motivos: o primeiro é a quantidade de vezes que escutamos a música até que consigamos reproduzi-la de forma natural.

 O segundo, que é o que eu mais acredito que possa contribuir para os estudos de inglês, é nossa memória afetiva, que é a capacidade que o nosso cérebro possui de reter informações advindas de alguma situação que nos geraram algum tipo de emoção.

E cá entre nós, pessoal! É bem comum associarmos uma canção a algum momento ou acontecimento especial, que nos marcaram de alguma forma não é verdade? 

Portanto, para que obtenhamos melhores resultados no estudo de Inglês através de músicas é extremamente importante que selecionemos canções que são capazes de despertar em nós algum tipo de sentimento: felicidade, emoção, saudade, tristeza, ou até mesmo raiva (na verdade esse último eu procuraria evitar, rs). 

Resumindo, escutar uma canção em inglês "apenas por escutar" não irá contribuir tanto para sua evolução no idioma. 

Por fim, meus amigos, se quiserem ser mais efetivos nos estudos, após ouvir a música que escolherem, estudem-na com calma, anotem as palavras e expressões desconhecidas, procurem identificar como o artista pronuncia as palavras e o primordial: repita esse processo incontáveis vezes. 

Faça isso até que seu cérebro assimile a canção naturalmente, de maneira que você ouça a música e consiga identificar cada palavra.

A partir desse momento, meus queridos. Encarnem os cantores e cantoras que existem em vocês e não fiquem tímidos de colocarem todo seu talento musical para fora. 

Num primeiro momento, cantem "por cima" da canção original, mas, após adquirirem mais confiança, cantem em um ambiente silencioso observando se a sua pronúncia está próxima da original. 

Aqui vai uma dica: para aqueles que são mais tímidos, a hora do banho é uma excelente momento para soltar a voz, rs.

E para finalizar pessoal, deixo abaixo uma pequena relação de canções para vocês praticarem. 

As escolhi porque são canções que me provocam algum tipo de emoção (como eu citei acima, esse fator é fundamental).

Além disso, na minha opinião, os artistas que interpretam essas canções possuem uma pronúncia "mais clara" das palavras e acho que isso pode ajudá-los, principalmente se estiverem iniciando os estudos de Inglês.

1-The Scientist (Cold Play);
2-Beatiful Day (U2);
3-Don't stop me now (Queen);
4-Hey Jude (The Beatles);
5-Father and Son ( Cat  Stevens);
6-Livin' on a Prayer (Bon Jovi).

Isso é tudo por hoje amigos estudantes! Espero que apreciem as dicas e, principalmente, as canções.

See you at the top guys!


Sem comentários:

Enviar um comentário