COMO MELHORAR A SUA CONVERSAÇÃO EM INGLÊS?
Fala, meus queridos estudantes! Tudo bem com vocês?
Galera, hoje vou abordar um tema que assombra 10 entre 10 estudantes de inglês, principalmente aqueles que já se consideram em nível intermediário. Estou falando da temida... conversação em inglês.
Meus amigos, não tem jeito. Acho que todo professor de inglês já ouviu de seu aluno: "professor... Entender inglês eu até entendo, mas na hora de falar eu travo."
Hum... Nesse momento, provavelmente você deve estar pensando: "é Lucas essa carapuça serviu pra mim, viu?"
Tudo bem, calma... calma... como já ouvi algum sábio dizer em algum lugar: "não criemos pânico!"
Quando se trata de aprendizado de inglês para tudo se tem um jeito, ou melhor, uma explicação.
Bom, meus amigos! Em primeiro lugar, é importante dar a César o que é de César, nesse caso, tudo que falarei a seguir será baseado na análise de um vídeo muito legal que assisti no canal no Mairo Vergara (clique no link e confira).
Para quem não o conhece ( o que acho muito difícil) já fiz uma análise bem legal aqui no blog sobre o curso de inglês do Mario e contei um pouco sobre a história dele, vale a pena ler.
Feita a honrosa e merecida menção, vamos aos fatos:
Amigos, cerca de 90% (o Mairo fala 99%, mas serei um pouco mais tolerante) das pessoas que dizem ter dificuldade de falar inglês apresentam essa condição pois ainda não possuem um bom nível de compreensão e de vocabulário.
Vou fazer uma pergunta e quero que sejam bem honestos na resposta:
-Quando vocês assistem a algum filme, série ou vídeo em inglês, sem legenda, qual percentual que vocês entendem?
Se você respondeu menos de 70% é um mau sinal e um forte indício do porquê sua conversão ainda não está da maneira como você espera.
Galera, sem uma base bem consolidada do idioma, não é possível estabelecer um diálogo. Simples assim!
Como vamos conversar com alguém, sem sequer compreendermos com clareza o que está sendo dito?
Como vamos manter um diálogo sobre temas variados e por um longo período de tempo, se não conhecemos uma quantidade de palavras e expressões em inglês?
Honestamente? É impossível!
Ok, Lucas! Acho que entendi o que você quis dizer. Mas como resolvo isso?
Simples, meu amigo estudante! Dedique boa parte do tempo seu para estudar inglês com foco na compreensão e aquisição de vocabulário.
Sugiro que consuma bastante conteúdo em inglês: filmes, séries, músicas, vídeos no youtube sobre temas de seu interesse, sites de notícias em formato de vídeos. Não economize!
Caso você seja um aluno totalmente iniciante, indico que, antes de começar a consumir esse tipo de material, faça aulas de algum curso para ter um contato básico com o inglês.
Se for optar por estudar online, indico tanto o curso da Blue English, quanto o curso do Mairo Vergara (escrevi artigo sobre os 2 cursos aqui no blog).
Agora, se você pertence ao grupo que já entende praticamente tudo que um nativo fala, assiste a filmes e séries em inglês sem legenda e acompanha perfeitamente.
Exclusivamente nesse caso, você terá que dedicar suas horas de estudos em inglês com foco total na conversação.
No melhor cenário possível: fazer um intercâmbio para algum país de língua inglesa e "mergulhar" no idioma. No mínimo por 03 meses.
Lucas, não consigo fazer esse investimento agora. E aí?
Sendo assim, faça um esforço financeiro e invista em aulas de conversação individual em inglês. De preferência com professores nativos.
Existem algumas plataformas/sites que oferecem um vasto menu com opções variadas para praticar a conversação.
Dica: procure fazer as aulas com pessoas de países e regiões distintas e que apresentam diferentes ritmos de fala e sotaques.
Preply, Cambly e Italki são alguns sites conhecidos que oferecem esse tipo serviço.
Por hoje é isso, meus queridos amigos!
E jamais se esqueçam:
See you at the top guys!

Sem comentários:
Enviar um comentário